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quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Responsabilidade Socioambiental.

Responsabilidade Socioambiental.
 
Um dos desafios das empresas frente ao novo modelo de gestão rumo a
sustentabilidade, é saber crescer e se manter no mercado de forma que
não somente que o meio ambiente seja preservado, mas que a sociedade
também seja vista como um importante fator para o desenvolvimento e
que propostas de inserção social da população sejam tomadas.

Para muitos cientistas sociais, crescimento e produtividade devem ser
vinculados aos investimentos nas áreas sociais, pois somente a partir
dessa conscientização é que o desenvolvimento poderá consistir na
eliminação das privações que limitam as escolhas e oportunidades das
pessoas. O progresso econômico baseado em acumulação capitalista não
consegue solucionar os problemas sociais, pois o crescimento econômico
demanda também um desenvolvimento social paralelo e eqüitativo.

Após 1990 é que se verifica uma grande mudança onde há um empenho e
significativo crescimento exponencial do investimento social privado.
É a partir dos anos 90 que surgem muitas fundações e institutos
empresariais, onde é notada a maior presença social das empresas, há
um maior papel do investimento social, mas isso ainda acompanhado de
uma idéia um pouco reducionista de que o melhor marketing para a
empresa é o marketing social.

Para termos paz e harmonia entre humanos, é necessário ter
Responsabilidade Social, seguindo a Ética que é um conjunto de valores
humanos em comum coletivo, que pessoas tentam seguir em determinado
contexto social e nem todos conseguem e seguem, porque cada um é
regido por sua individualidade de impulsos e intenções em causa
própria. Justamente porque cada um busca e é obrigado a buscar o
progresso.

As empresas passaram a se preocupar mais com a qualidade de vida das
pessoas, passando a investir em produtos mais saudáveis, de boa
procedência, com qualidade, melhores formas de produção, validade e
embalagens melhores e recicláveis. A preocupação com a saúde dos
consumidores tornou-se muito maior, na mesma proporção em que as
pessoas passaram a ficar mais exigentes e escolherem melhor os seus
produtos para preservarem a sua saúde. Com esta nova percepção pelas
empresas destes consumidores mais exigentes, os investimentos passaram
além dos produtos e também para o desenvolvimento de projetos sociais
e ambientais atraindo novos consumidores e valorizando seus produtos.

Os resultados das ações sociais das empresas, quando bem empregadas,
constituem poderosos instrumentos de desenvolvimento sustentável, pois
propiciam a inclusão social e despertam o incentivo ao
empreendedorismo por meio de parcerias com o poder público,
lideranças, sociedade organizada, criando assim, um ambiente favorável
a novos empreendimentos, gerando ocupações produtivas de forma
sustentável.

Esta mudança mercadológica, onde o consumidor passa a se preocupar com
o impacto ambiental que tal produto gera e com as atitudes e projetos
sociais que a empresa desenvolve, faz com que as empresas desenvolvam
novos métodos de desenvolvimento, buscando a preservação dos recursos
naturais, adotando uma nova postura no mercado.

Nas organizações, passa a existir não somente a necessidade de reduzir
os custos e atingir alto padrão de qualidade, mas também novas
estratégias para que os produtos e serviços possam fazer páreo frente
às exigências éticas e sociais da sociedade.

Todas as empresas buscam, de uma certa forma, o seu selo de qualidade
social, este selo é algo que poderia permitir à empresa conquistar
maior número de consumidores e, portanto, maior lucro.

Este é o novo cenário de atuação das empresas, onde a preservação
ambiental e as ações sociais passaram a ser novas exigências dos
consumidores na escolha pelos seus produtos e serviços. Portanto, os
investimentos nestas áreas tornaram-se mais do que obrigatórios pelas
empresas que querem permanecer ativas no mercado e com credibilidade
de estarem cumprindo com suas responsabilidades.

GARCIA, Felipe B.

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