Pages

sábado, 16 de abril de 2011

Saiba como prevenir problemas de uso inadequado do computador.

Saiba como prevenir problemas de uso inadequado do computador.


No mundo moderno, as pessoas preocupam muito mais com a rapidez e o imediatismo. E, muitas vezes, se esquecem até mesmo da própria saúde. O brasileiro, hoje, é o que passa mais horas em frente ao computador, uma média de 44 horas semanais. Segundo a pesquisa do Ibope Nilsen Online, o Brasileiro, hoje, fica três vezes mais navegando pela internet – 32,5 horas semanais – do que assistindo à televisão.

Com tanto tempo diante do computador, é comum que comece a surgir sintomas da Síndrome de Visão de Computador (CVS): olhos irritados, vermelhos, coceira, olhos secos, lacrimejamento excessivo, fadiga, sensibilidade à luz, sensação de peso nas pálpebras, dificuldade em conseguir foco, enxaquecas, dores lombares e espasmos musculares.

Esses sintomas aparecem como resultado de condições externas relacionadas à tela do computador (falta de iluminação, má localização da iluminação, posição imprópria do monitor e tela suja) e a problemas oculares pré-existentes, como miopia, hipermetropia ou presbiopia. Os hábitos inadequados de uso do computador, por horas sem descanso, também integram esta lista.

“A Ergoftalmologia, campo da Oftalmologia do Trabalho, age preventivamente, visando prevenir acidentes oculares. No campo da Ergonomia, seus esforços buscam adaptar o ambiente de trabalho à visão humana, proporcionando conforto visual ao usuário do computador”, explica o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Os médicos dizem que qualquer pessoa que passe mais de duas horas por dia em frente ao computador pode sofrer com a CVS (Síndrome de Visão de Computador). Eles afirmam que todos os esforços são válidos na prevenção da síndrome.



Para prevenir a CVS

“Algumas providências podem ser tomadas relativas aos cuidados com os olhos e com a postura corporal, durante o uso de computadores, leituras prolongadas ou tarefas repetitivas, nos diferentes ambientes, sejam de trabalho ou domésticos”, recomenda o oftalmologista Eduardo de Lucca, que também integra o corpo clínico do IMO.

As condições do ambiente de trabalho, umidade relativa do ar, ventilação, temperatura e iluminação podem afetar diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores. No ambiente doméstico, o mesmo pode acontecer. A dica é fazer pausas de 5 minutos, depois de usar o computador por 50 a 60 minutos. Durante a utilização do computador, a cabeça deve seguir o alinhamento da coluna vertebral, que deverá estar reta e encostada na cadeira.

Outro conselho é evitar comer quando usar o computador. O material utilizado como apoio deve estar em local de fácil visualização, ao lado do monitor ou próximo a ele, evitando, assim, movimentos bruscos com os olhos. O computador portátil deve ser utilizado da mesma maneira que os computadores fixos de mesa. Nada de computador no colo, na cama ou na mesa de cabeceira.

Seguindo essas dicas, seu corpo só tem a agradecer!




Nenhum comentário:

Postar um comentário