Pages

sábado, 16 de abril de 2011

Olheiras, um incômodo bem visível.

Olheiras, um incômodo bem visível.


Uma noite em claro ou um período de estresse, e lá estão as olheiras. Elas quebram a estética do resto e denunciam uma fase de abatimento ou uma noite mal-dormida que deixam qualquer um com o visual pouco atraente. No entanto, mais do que cansaço ou mal-estar, o sol é o maior vilão dessa história.

Na hora de pegar aquela corzinha na praia ou no clube, todo cuidado é pouco. Sem proteção, o bronzear provoca acúmulo de melanina na região da pálpebra. É essa substância que será responsável por deixar manchas escuras ao redor dos olhos.

A ocorrência de olheiras em homens e mulheres é igual. Porém, o problema é mais acentuado nas mulheres de pele morena, pois elas apresentam mais pigmentação na pele, o que pode ser agravado com a tensão pré-menstrual.

Para combater esse incômodo, o jeito mais barato e eficiente continuam sendo os cremes clareadores ou a velha e boa compressa de camomila da vovó. Entretanto, para quem quer se livrar delas antes de encarar a balada e não tem outra opção, vale apelar para as maquiagens que imitam a tonalidade da pele, conhecidas como “nude”.

Há ainda alternativas avançadas (e mais caras) que utilizam substâncias que reduzem a luz dos vasos ou usam antiinflamatórios e despigmentantes locais, sem contar a aplicação de laser de luz pulsada. Porém, se você não estiver a fim de gastar muito para retirar as olheiras, vão aí algumas dicas de receitas caseiras para obter resultados visíveis (com o perdão do trocadilho) em poucos dias:

- Compressa: Molhe uma gaze esterilizada ou um pedaço de algodão em chá gelado de camomila e faça uma compressa na região das pálpebras. Deixe agir por 15 minutos e depois enxágue os olhos com água fria. Além de camomila, você pode usar chá verde ou de maçã;

- Rodelas de batata: Para ativar a circulação sob os olhos, dá também pra usar rodelas geladas de batata ou de pepino na região durante 15 minutos. Esses legumes hidratam a região e ativam a circulação. E o melhor de tudo: não oferecem riscos e são muito práticos.

Outras dicas

- Utilize os hidratantes anti-olheiras, que são específicos para as pálpebras. Prefira os produtos com vitamina C e gingko biloba;

- Para estimular a circulação, faça massagens suaves com as pontas dos dedos na região das pálpebras;

- No mínimo, durma oito horas por noite;

- Pratique regularmente exercícios físicos. Eles reduzem o estresse e, como consequência, as olheiras;

- Protetores com FPS 30 são ideais para as pálpebras;

- Evite o uso das sombras escuras, para não destacar ainda mais as olheiras. Prefira as claras, como pêssego e rosa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário