Pages

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Como obter sucesso em tempos de crise?

 

São várias as situações que nos levam ao estado de crise: quando perdemos um emprego, não passamos de ano na escola, acaba-se o namoro, o casamento vai mal, perdemos um ente querido, agimos em desacordo com nossos princípios, quando não conseguimos pagar nossas contas, nossos filhos dão trabalho, lidamos diariamente com um chefe ou colega de trabalho insuportável. O fato é que todos nós sempre estamos em crise, mas nem todos sabemos como tirar proveito dessa situação. 



Mas afinal, o que é crise? Existem várias definições. As mais comuns são:
- Crise é um estado de mudança. Um estágio ultrapassado sendo suplantado por um novo.
- Crise é uma peneira. Onde há a separação do que é precioso do que não presta.
- Crise é um desafio, o qual só se vence se tiver competência.



Albert Einstein em poucas palavras define crise e nos surpreende com sua sabedoria.
"Não pretendamos que as coisas mudem se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor bênção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar ‘superado’. Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la".



Esta definição de Einstein nos mostra que, na crise vem à tona o melhor e o pior de cada pessoa. Para ele nossas atitudes determinam nosso sucesso ou fracasso nos momentos difíceis. Se temos a competência necessária conseguiremos superar cada um dos obstáculos que vierem contra nós.

Vivemos em um mundo que está em constante mudança, e isso exige de cada um de nós uma capacidade de se aperfeiçoar constantemente também. A principal competência necessária é a de aprender a aprender, ou seja, saber se adaptar às novidades que nos é imposta.

O que vem a ser competência? É uma capacidade específica de executar uma ação a tal nível de habilidade que seja suficiente para alcançar o efeito desejado. A competência é uma vantagem competitiva que nos faz fortes e que nos distingue dos outros. Uma pessoa competente em alguma área possui o que chamamos de CHA da competência.

O CHA da competência:
Conhecimento (SABER)
Habilidade (SABER FAZER)
Atitude (FAZER)

Se uma pessoa é convidada a dar uma palestra, por exemplo, é necessário que ela saiba do assunto a ser tratado (Conhecimento), saiba falar em público (Habilidade), e tenha disposição para ministrar a palestra (Atitude). Sem algum desses pilares da competência, a palestra não alcançaria o êxito esperado.

Em tempos de crise/mudanças, as competências e as incompetências afloram-se, pois é necessário competência para se sair bem em situações difíceis. Quem sai bem em tempos difíceis é considerado alguém de sorte.



Você é alguém de sorte? Ao contrário do que a maioria pensa, sorte não é algo místico, sobrenatural, incontrolável. A sorte de que estou falando é resultado da soma de Competência + Oportunidade. Se aparece uma oportunidade e você tem competência para aproveitá-la dizemos que é alguém de sorte, se não tem a competência, não é alguém de sorte. Por exemplo, surge uma oportunidade de emprego em uma multinacional. O salário que você irá ganhar é dez vezes maior do que você ganha hoje. O único requisito para a vaga é que o candidato saiba falar inglês fluentemente. Nessa situação temos uma oportunidade, mas você se vê em uma situação difícil, simplesmente porque não sabe falar inglês. Ao participar da seleção de candidatos, sua deficiência em língua estrangeira é identificada, causando sua reprovação no teste. Foi identificada uma oportunidade, mas você não teve a competência para aproveitá-la. Isso acontece com mais freqüência do que se imagina.



Existem oportunidades, mas é preciso enxergá-las. Onde você está hoje é uma oportunidade de destacar-se, de ser alguém diferente da maioria, de valorizar sua marca pessoal. É importante preparar-se, capacitar-se para o futuro. Não pense somente no hoje e agora, planeje o futuro e prepare-se para ele. Quando as oportunidades surgirem você precisa ser competente para aproveitá-las.



Dicas para obter sucesso em tempos de crise

- Prepare-se para as crises/mudanças (desenvolva competências necessárias para superá-las). Tenha planos A, B, C, D... tantos quanto forem necessários.

- Enxergue a crise como um desafio do qual surgem muitas novas oportunidades. Não fuja das crises, elas com certeza te alcançarão.

- Em momentos como esse, não haja como a maioria, com medo e pessimismo. Mantenha sempre uma visão otimista em relação às dificuldades.



- Se a crise te derrotar, aprenda com seus erros, e prepare-se para enfrentar a próxima que com certeza virá.



- Tenha disposição hoje mesmo de ser alguém melhor a cada dia. Os “Melhores a Cada dia” são aqueles que não conformam-se com o bom, mas buscam continuamente a excelência.



- Não busque adaptar-se às crises simplesmente, mas seja um provocador de crises, um agente de mudanças, aprenda a amar as mudanças, pois é através delas que nos aperfeiçoamos, e progredimos rumo à excelência.



Comece a ver as crises com outros olhos. Já que elas sempre existiram, e continuarão existindo, devemos ser capazes de tirar o melhor proveito delas, encarando-as como desafios a serem vencidos, e como trampolins para nosso sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário